Conheça a história da marca que mais entende sobre o mundo dos fogões
- Tempo de leitura: 11 minutos
- Publicação: 11/04/2019
Como escolher o melhor cooktoop para sua cozinha
Uma das maiores tendências que aparecem nos projetos de design são os cooktops. Criado no final dos anos 80, esse modelo...
Uma das maiores tendências que aparecem nos projetos de design são os cooktops. Criado no final dos anos 80, esse modelo de fogão revolucionou as cozinhas brasileiras, investindo na otimização do espaço e trazendo praticidade para o dia a dia. Mas, afinal, como escolher o melhor cooktop para a cozinha?
Diferentemente dos fogões embutidos, que apresentam um sistema único entre fogão e forno, os cooktops precisam somente de uma superfície disponível para exercer a sua função com excelência.
Pensando em ajudá-lo a encontrar o melhor modelo, nós desenvolvemos este artigo com as principais informações sobre esse eletrodoméstico. Confira!
Vantagens do cooktop
Depois de se tornarem comuns nos Estados Unidos e Europa, os cooktops estão entrando na rotina dos brasileiros, tornando-se preferência para algumas famílias. Isso porque, além de deixar o ambiente mais limpo e customizado, esse eletrodoméstico traz praticidade para o dia a dia, já que apresenta diversos modelos para satisfazer qualquer pessoa.
Assim, o fogão de mesa é capaz de alinhar economia de espaço, segurança e design inovador, garantindo uma excelente experiência culinária. A seguir, você pode conferir as principais vantagens de investir nesse modelo.
Otimização do espaço
Como comentamos, a palavra-chave dos cooktops é otimização de espaço. Isso porque ele é embutido na bancada da cozinha, uma área que antes não seria utilizada. Assim, você economiza espaço no cômodo, garantindo a criação de um ambiente agradável e de fácil movimentação.
Facilidade na limpeza
Via de regra, os fogões tradicionais se tornam mais difíceis de limpar, precisando tirar as grades de suporte e proteção, higienizando o vidro protetor e limpando os detalhes de cada boca.
Assim, com um fogão de mesa, você consegue realizar a limpeza com mais facilidade, já que não existem muitos detalhes e fundos para serem higienizados. Isso faz com que a preparação de grandes receitas não se torne uma dor de cabeça.
Rapidez na preparação dos alimentos
Os modelos elétricos têm uma grande vantagem em relação aos a gás: cozinham os alimentos mais rápido. Isso acontece porque o nível de calor dos cooktops elétricos é mais alto do que os outros, tendo em vista a rapidez com que a energia se movimenta.
Assim, se você optar por um fogão de mesa elétrico, suas receitas serão feitas com mais facilidade, garantindo um almoço e jantar prático, rápido e muito saboroso.
Critérios para escolher o melhor cooktop
Agora que você já conhece as principais vantagens dos cooktops, está na hora de entender como escolher o melhor modelo. Existem diversos critérios que devem ser seguidos para que a sua segurança não fique em risco.
Por isso, listamos todos eles abaixo para você escolher aquele que alinha design, otimização, beleza e segurança. Vamos lá?
Verifique suas necessidades e orçamento
Para qualquer decisão, a análise das suas necessidades e disponibilidades financeiras é fundamental para garantir uma boa escolha. Quando estamos falando em cooktop, é necessário considerar a quantidade de comida que você faz, a frequência de uso, a potência necessária para conseguir cozinhar com praticidade e, é claro, se o seu orçamento permite todos esses gastos.
Isso faz com que você faça uma escolha consciente, analisando qual é o melhor custo-benefício para você e sua família. Abaixo, você pode conferir algumas reflexões que devem ser feitas para encontrar o melhor produto:
- quantas vezes eu cozinho na semana?
- quanto tempo passo na cozinha?
- recebo visitas com frequência?
- minha cozinha é grande ou pequena?
Escolha o tamanho ideal
É fundamental você ter em mente que o fogão de mesa é um elemento embutido, ou seja, ele deve ficar em cima da sua bancada. Para isso, é necessário ter um espaço disponível para deixar o ambiente confortável.
Por exemplo, bancadas que não apresentam as medidas adequadas para receber o modelo que você escolheu podem ter dificuldades de ventilação, causando o mau funcionamento do produto e colocando a sua saúde e segurança em risco, além de diminuir a durabilidade do produto.
O ideal é designar o espaço do cooktop antes de comprá-lo para, depois, procurar os modelos que mais se adequam ao seu ambiente. Hoje em dia, você pode encontrar facilmente as informações técnicas de cada eletrodoméstico na internet, o que facilita uma análise completa do produto.
Essa regra é válida tanto para as cozinhas grandes quanto para as pequenas. No entanto, nos ambientes reduzidos, é importante identificar todos os seus hábitos para que o projeto tenha flexibilidade na hora de inserir o fogão.
Lembre-se de que o bom aproveitamento do espaço é uma das etapas mais importantes para ter conforto na sua cozinha, principalmente se ela for pequena. Assim, o layout dos móveis e eletrodomésticos não compromete a livre circulação, além de ser perfeito para seus hábitos e necessidades.
Analise a potência do produto
Você se lembra de que comentamos sobre a potência do cooktop e como ela influencia na rapidez da cozedura? Pois é! É fundamental analisar a potência do seu modelo favorito e compará-la com os hábitos que você e sua família têm.
Somente assim você consegue perceber se o produto escolhido — ou em potencial — será aquele que realmente otimiza o seu tempo na cozinha.
Escolha o modelo perfeito
Por fim, você precisa escolher o melhor modelo que combina com a decoração da sua cozinha, assim como alinha praticidade e funcionalidade. Para isso, é necessário analisar os diferentes tipos de fogões de mesa que existem e encontrar aquele que combina perfeitamente com o que você precisa.
Por exemplo, os modelos elétricos geram o calor por meio da resistência elétrica, garantindo mais rapidez na hora de cozinhar. Já os produtos a gás utilizam a mesma fonte dos fogões tradicionais, sendo bastante práticos para quem ainda tem a instalação antiga.
Vale lembrar que o modelo a gás, além de apresentar um melhor custo-benefício, pode ser utilizado mesmo quando há a queda de energia, já que o seu calor não é fornecido pela eletricidade. Porém, demora mais tempo para aquecer e, por consequência, preparar o seu alimento.
Diferenciais do cooktop da Atlas
A Atlas apresenta um mix de produtos de alta qualidade que foram desenvolvidos e pensados para atender todos os públicos, com suas diferentes necessidades. Por exemplo, se você tem uma cozinha planejada, indicamos o cooktop Glass 5Q, criado em total consonância com nossos outros produtos e desenvolvidos para a integração da cozinha de forma harmônica e confortável.
Vale lembrar, também, que ele pode ser encontrado em dois designs diferentes, que varia de acordo com a quantidade de queimadores, isto é, as bocas do fogão. Enquanto um modelo tem quatro que ficam enfileirados ao lado direito, o outro design apresenta cinco queimadores e manípulos centralizados na mesa.
E mais, ambos apresentam queimadores com tripla chama — três anéis que geram chamas, produzindo mais calor e otimizando seu tempo na cozinha —, além de trempes de ferro fundido e estáveis, com acendimento superautomático.
Ainda, você pode investir no cooktop Agile, que também apresenta dois designs diferenciados, um com quatro queimadores e outro com cinco. Ambos têm mesa de vidro fácil de limpar, acendimento superautomático e queimador megachama, que produz mais calor e reduz o tempo de cozimento.
Saber como escolher o melhor cooktop não é tarefa fácil. Afinal, é um eletrodoméstico importante e muito utilizado na sua cozinha, precisando atender às suas necessidades e garantir praticidade e funcionalidade na hora de cozinhar. Lembre-se de conferir bem as características dos produtos, identificar o espaço disponível e fazer uma compra consciente e de acordo com o seu orçamento.
E então, gostou das nossas dicas? Aproveite para conhecer os cooktops que nós temos disponíveis e montar uma cozinha perfeita para você e sua família!