Conheça a história da marca que mais entende sobre o mundo dos fogões
- Tempo de leitura: 8 minutos
- Publicação: 02/05/2019
Cozinha branca: como conservar a sua bonita por mais tempo
Há algum tempo, a cozinha era apenas o local de preparo de alimentos. Hoje, ela é motivo de status: virou o lugar de rec...
Há algum tempo, a cozinha era apenas o local de preparo de alimentos. Hoje, ela é motivo de status: virou o lugar de receber amigos e fazer jantares deliciosos — tudo isso graças ao seu design, que foi se modificando, e à forma como tratamos esse cômodo.
Entretanto, ela continua sendo o local que mais acumula gordura nas paredes e eletrodomésticos, devido justamente ao preparo da comida, que acaba respingando no ambiente.
Até por isso, a cor favorita de muitas pessoas é a cozinha branca. O tom, além de ser clássico e bonito, também remete à limpeza, já que permite visualizar os resíduos com mais facilidade. O branco pode ser utilizado nos eletrodomésticos, paredes, armários e em qualquer outra parte do cômodo.
Para que você consiga manter o aspecto de nova da cozinha branca, preparamos algumas dicas para uma boa limpeza. Confira!
Como manter a limpeza dos azulejos brancos?
Os azulejos próximos ao fogão tendem a ficar mais sujos, pois acumulam bastante gordura. Você pode utilizar um desengordurante e deixá-lo agir por alguns minutos. Depois, passe um pano umedecido para retirar o excesso de produto e finalizar a limpeza.
Outra substância que ajuda a manter a limpeza dos azulejos é o detergente. Faça uma mistura de 10 gotas em 1 litro de água morna, passe com um pano nos azulejos e depois enxágue. Finalize secando.
A limpeza é mais eficiente e duradoura quando é feita todos os dias. Se você deixa para faxinar só no sábado, por exemplo, a sujeira acumulada durante os outros seis dias vai apresentar maior resistência para sair, e você vai perder mais tempo e energia.
Limpeza das bancadas
As bancadas servem para ajudar no preparo dos alimentos, por isso acumulam restos de comida e gordura. Para evitar a contaminação de outros alimentos e manter a cozinha organizada, faça a limpeza sempre depois que utilizar as bancadas.
Você pode utilizar sabão ou detergente neutro com água, esfregando com uma esponja macia.
Tenha muito cuidado ao usar produtos abrasivos. Em grande quantidade, eles podem acabar estragando ou manchando o material da bancada. Então, se puder, evite água sanitária e afins nessa área.
Como manter o piso impecável?
Para manter o piso de cozinha sempre limpo e com aspecto de bem-cuidado, é recomendado fazer uma faxina diária. Depois de varrer para retirar a sujeira grossa, jogue detergente neutro nas partes mais sujas, como o entorno do fogão. Para enxaguar, use água morna. Ela ajuda a soltar a gordura com facilidade, e você não precisa esfregar com muita força.
Se não der tempo de fazer a limpeza todos os dias, faça pelo menos uma mais caprichada por semana. Nesse caso, utilize no piso uma solução de água sanitária diluída em água para ajudar a soltar as sujeiras concentradas.
Como limpar os eletrodomésticos?
Os eletrodomésticos também acumulam sujeira, principalmente quando ficam expostos nas bancadas. Veja a seguir como manter a higienização desses itens!
Geladeira e micro-ondas
Para que os dois eletrodomésticos fiquem limpos por dentro, podemos utilizar uma mistura de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada copo de água (200 ml) e, com um pano macio, fazer a limpeza do interior. Para a parte externa, passe detergente neutro utilizando a parte amarela da bucha, para não arranhar.
Quando terminar a limpeza, lembre-se de passar um pano com água para retirar todos os resíduos.
Fogão
Antes de começar a limpeza do fogão, desligue-o da tomada, feche o registro de gás e deixe para continuar quando ele estiver frio. Assim, você não se queima durante o processo.
O fogão é o eletrodoméstico que mais se suja na cozinha, justamente porque é nele que as refeições são preparadas. Limpe o fogão todos os dias para evitar o acúmulo da sujeira. Primeiro retire as grades e bocas, deixando-as de molho em uma solução de água e vinagre.
Com um pano umedecido ou a parte amarela de uma esponja passe uma solução de água e sabão neutro na base, na tampa e nas laterais do fogão. Retire todo o material com água e seque, para evitar manchas.
Dicas gerais de limpeza de cozinha branca
Preparamos ainda outras dicas sobre limpeza de partes mais específicas das cozinhas.
Tenho alergia, o que posso usar?
Algumas pessoas desenvolvem alergia aos produtos de limpeza, seja pelo cheiro ou pelo contato. Neste caso, podemos utilizar algumas alternativas naturais.
- vinagre com limão: use a mesma proporção de cada um e depois passe na superfície a ser limpa;
- bicarbonato de sódio e água: faça uma pasta com os dois ingredientes e deixe agir nos azulejos durante aproximadamente dez minutos. Depois, retire com água e seque.
O que fazer quando os azulejos estão muito engordurados?
Para limpar a parede ou piso com muita gordura acumulada, você pode utilizar uma pequena espátula ou palito para tentar tirar a camada mais grossa.
Depois, use uma escova e um produto desengordurante para esfregar a parede, com movimentos leves. Deixe a espuma do produto agir por alguns minutos e passe um pano úmido com água para retirar o material.
Como limpar os rejuntes?
Os rejuntes são os espaços entre os azulejos. Se eles ficarem sujos, não tente raspar. Utilize um pincel molhado em água sanitária até que eles voltem à cor original.
A cozinha branca é clássica, além de ser linda. Apesar do cuidado que ela exige, vale a pena investir nos móveis e eletrodomésticos brancos se for o seu sonho. A limpeza, contudo, é fundamental para manter a beleza desse ambiente e reduzir o efeito amarelado.
Mas a faxina não precisa ser vista como uma inimiga. Se a cada dia você fizer uma parte, o trabalho ficará rápido porque não vai haver aquela camada de sujeira acumulada, que demora muito tempo e consome mais produto para ser removida.
Está pensando em renovar a sua cozinha? Então confira nosso conteúdo completo sobre azulejos e entenda como deixar o ambiente deslumbrante!