Conheça a história da marca que mais entende sobre o mundo dos fogões
- Tempo de leitura: 6 minutos
- Publicação: 18/06/2020
Como utilizar uma iluminação da cozinha adequada? Saiba aqui!
Quer deixar sua casa mais bonita, moderna e sofisticada? Você pode conseguir esse resultado com a utilização correta da ...
Quer deixar sua casa mais bonita, moderna e sofisticada? Você pode conseguir esse resultado com a utilização correta da iluminação da cozinha. Veja as dicas que preparamos sobre o assunto!
A cozinha é um dos lugares mais importantes da nossa casa, afinal, é nesse ambiente que preparamos e fazemos nossas refeições, além de ser também uma área social que reúne a família e os amigos. Por isso a iluminação da cozinha é um fator tão essencial!
Esse cuidado na hora de projetar o espaço não é somente estético — apesar de deixá-lo mais bonito e apresentável. Quando o ambiente está bem iluminado, é possível realizar o preparo dos alimentos com mais segurança e eficiência, além de proporcionar mais bem-estar ao se sentar à mesa.
Outro detalhe especial é que a iluminação projetada adequadamente também valoriza a decoração, evidenciando cada ponto da cozinha, como seus eletrodomésticos. Então, que tal conferir nossas dicas e colocá-las em prática?
Valorize a luz natural
Antes de avaliar parte elétrica, lâmpadas e instalações, você já pensou em valorizar a luz natural que incide em sua casa? Isso vale também para a iluminação da cozinha, que pode ser bem aproveitada de várias formas.
A primeira delas é por meio das janelas. Se possível, providencie modelos maiores, em vidro, para que a luz entre durante o dia todo. Muita gente opta por janelas de correr, principalmente sobre a pia, já que é uma forma de otimizar as tarefas culinárias e domésticas.
Além de ser uma saída inteligente, a valorização da luz natural torna sua casa mais sustentável. A economia de energia elétrica é evidente, algo que colabora com o seu orçamento financeiro e com o meio ambiente.
Invista em iluminação pontual
Você deve estar pensando — mas e à noite ou em dias nublados, o que fazer com a iluminação da cozinha? Aí entra a luz artificial, só que pensada de forma estratégica. Isso quer dizer que os focos devem ser pontuais, clareando as áreas de maior uso e também aqueles cantinhos que dão um diferencial ao ambiente.
O que pode ser feito em relação a essa dica é iluminar a pia, o fogão, a bancada e até mesmo a despensa ou os armários. Afinal, são espaços de maior uso, que precisam dessa incidência de luz a fim de proporcionar maior conforto e facilidade no dia a dia.
Instale trilhos de luz
Como colocar a ideia anterior em prática? A resposta é simples: usando trilhos de luz. Até mesmo o teto pode receber uma régua com spots, de maneira que as luzes possam ser direcionadas à bancada, armários, coifa etc.
Se a sua cozinha é preta ou só tem iluminação central, por exemplo, também vale a pena instalar não só esses trilhos e spots, mas também fitas de LED nos próprios móveis, prateleiras e puxadores. Assim, o que a luz principal não consegue iluminar, esses suportes extras “finalizam o serviço” — além de serem um toque a mais na decoração.
Use pendentes
O que deixa a iluminação da cozinha um charme é a utilização de pendentes, que aproximam mais a luz artificial dos espaços de uso e convívio. Essa técnica é muito bem-vinda em bancadas, mesas de jantar e até nas famosas ilhas, que unem tudo ao centro do ambiente, de uma forma moderna, prática e funcional.
Esses pendentes são, inclusive, protagonistas da decoração, podendo variar de tamanhos e estilos de acordo com o espaço. Um mix de modelos, por exemplo, deixa a cozinha irreverente e divertida, mostrando que você é uma pessoa criativa e de personalidade.
Escolha a mesma temperatura de cor
As lâmpadas, quando acesas, têm cores diferentes, você já percebeu? Existem aquelas brancas, que deixam o ambiente mais claro, e as amareladas, que deixam o ambiente mais intimista. Nesse sentido, escolha a temperatura que mais dialoga com o estilo da sua cozinha e priorize isso no projeto luminotécnico.
A iluminação da cozinha é muito mais do que um simples detalhe decorativo — e vai além da luz central, tradicionalmente usada na maioria das residências. Com senso de equilíbrio e pensamento estratégico, é possível deixar seu ambiente ainda mais sofisticado e, de quebra, favorecer seu uso cotidiano.
Gostou das dicas e vai adotá-las para acertar na iluminação da cozinha? Ficou alguma dúvida ou tem mais ideias interessantes? Conte aqui nos comentários!