Férias escolares: atividades para crianças na cozinha

Janeiro chegou e, junto a ele, as férias escolares das crianças. Embora este recesso seja ótimo para os pequenos tirarem...

Janeiro chegou e, junto a ele, as férias escolares das crianças. Embora este recesso seja ótimo para os pequenos tirarem alguns dias de descanso, o trabalho acaba dobrando para os pais. E o maior desafio deste período sem aulas é entretê-los e ainda dar conta das tarefas de casa. 

Você tem crianças de férias em casa? Então significa que também tem ajudantes de cozinha! Além de ter uma mãozinha para auxiliar na rotina da cozinha, elas acabam se desenvolvendo e aprendendo também. 

Reunimos algumas atividades para crianças na cozinha nas férias escolares. Vamos lá? 

criança fazendo uma receita
  1. Um(a) mini chef de cozinha nas receitas

Que tal aproveitar o embalo das férias escolares e optar por receitas mais fáceis de preparar no almoço e na janta? Assim, a criança pode te ajudar.

Lembrando que certas atividades dentro da cozinha podem ser perigosas para a criança, como mexer com faca ou fogão. Por isso, atenção ao escolher os pratos das refeições e entretenha o(a) pequeno(a) com tarefas em que ele(a) possa realizar sentado(a) na mesa.

Envolver seu filho na culinária pode ser um passatempo super divertido que com certeza ajudará na criação de boas lembranças quando o assunto são férias escolares. Estimule a criação de receitas em conjunto!

  1. Separação dos ingredientes

Dar a oportunidade para a criança ajudar na separação dos ingredientes nas férias escolares é uma excelente alternativa para que ela se interesse pelos alimentos. Além de: 

  • Ensinar a importância da alimentação saudável, estimulando o gosto por legumes, verduras e frutas.
  • Provocar curiosidade e interesse em conhecer os alimentos.
  • Estimular refeições coloridas, ou seja, sempre balanceadas.
  • Explicar sobre cada ingrediente e seus benefícios para a saúde. 

Uma dica na hora de falar sobre a vantagem de cada alimento é explicar de uma forma que a criança entenda. Por exemplo, não diga que a abóbora é rica em vitamina A, explique que é boa para nos fazer enxergar melhor. 

  1. Temperar misturas e saladas

Essa pode ser uma atividade para os pais que não tem tanto tempo de entreter as crianças na cozinha durante as férias escolares. A dica é ensinar os pequenos sobre a diferença de cada tempero. 

  • Fale quais são os melhores temperos para temperar carnes e frangos.
  • Diferencie os temperos de saladas, mostre as opções disponíveis em casa.
  • Na conversa, conte também sobre temperos de outros alimentos, como, por exemplo, o arroz e o feijão. 
  1. Mexer os alimentos 

Você tem o costume de preparar bolinhos de arroz, bolinhos de chuva ou até mesmo bolos e tortas? Nessas situações, chame a criança e diga que farão o “dia de chef de cozinha”. 

Se tiver aventais e touca de cabelo vai ser mais divertido ainda. Então, além de pedir ajuda para separar os alimentos, coloque seu filho para literalmente colocar a mão na massa. Mexa, mexa, mexa! 

Pode ter certeza que o(a) pequeno(a) ficará por horas nessa atividade. Além de tudo, é possível desenvolver as habilidades motoras e de associação enquanto você continua com os deveres da cozinha. Agora que você já sabe o que fazer para entreter seu filho nas férias escolares, mãos à obra. 

Gostou? Nos acompanhe no Instagram e não perca nenhuma novidade! Basta acessar  este link e ativar o sino para receber as notificações.  

Continue explorando

Compartilhe

Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial