Conheça a história da marca que mais entende sobre o mundo dos fogões
- Tempo de leitura: 4 minutos
- Publicação: 23/02/2024
Papel alumínio no fogão: os riscos que nunca te contaram
O papel alumínio é um item super versátil na cozinha. Afinal, pode ser usado para conservar alimentos e até para acelera...
O papel alumínio é um item super versátil na cozinha. Afinal, pode ser usado para conservar alimentos e até para acelerar o cozimento de receitas assadas no forno. Porém, existe uma prática que coloca em risco tanto a integridade do eletrodoméstico quanto a segurança de quem cozinha: colocar papel alumínio no fogão.
Tal hábito é utilizado principalmente para facilitar a posterior limpeza da mesa do fogão, uma vez que, ao ficar muito engordurado, o papel alumínio é descartado. Contudo, essa “facilidade” pode levar a um preço alto, com perigos em diversos âmbitos.
Por isso, vamos te explicar quais são essas ameaças e como garantir um fogão sempre limpo sem necessitar deste artifício.
Quais os malefícios de utilizar o papel alumínio no fogão?
Queimaduras e incêndios
O papel-alumínio é um potente condutor de calor. Essa capacidade de conduzir temperaturas altas, aliada a um contato acidental com a pele, por exemplo, pode causar graves queimaduras. Além disso, um pequeno incêndio pode ter início a partir desse fenômeno, o qual pode se alastrar rapidamente pelo material e, pior, pela cozinha.
Fogão danificado
Usar papel alumínio no fogão pode, além de tudo, danificar seriamente o eletrodoméstico, tanto na questão estética quanto no funcionamento.
Isso porque o material alcança altas temperaturas e, com isso, acaba derretendo sobre a mesa do fogão. Resultado: manchas que nunca mais saem do eletrodoméstico. Chato, né?
Além disso, o material pode entupir as bocas do aparelho, necessitando de uma manutenção especializada — mais gastos e dor de cabeça!
Toxicidade dos alimentos
Expor o papel-alumínio a altas temperaturas pode aumentar o risco de lixiviação, que é um processo no qual o metal é transferido para os alimentos. Em excesso, o alumínio se torna tóxico e prejudicial à saúde, podendo causar doenças intestinais e até mentais.
Impacto ambiental
O descarte inadequado do papel alumínio utilizado no fogão pode contribuir para a poluição ambiental, especialmente se não for reciclado corretamente.
A produção e o descarte de papel alumínio têm um impacto significativo no meio ambiente, desde a extração de minérios até o processo de fabricação e disposição final.
Como manter a limpeza sem papel alumínio no fogão?
A limpeza da mesa do fogão não é tão difícil como parece. Então, esqueça papel alumínio e bora colocar a mão na massa! Confira algumas dicas:
- Para facilitar a vida, limpe após cada uso com um pano macio ou uma esponja úmida para remover resíduos de alimentos e manter a superfície limpa.
- É importante sempre secar o fogão após a limpeza. Para isso, use um pano limpo e, preferencialmente, de microfibra.
- Utilize tampas sempre que possível para evitar que os resíduos caiam no fogão.
- Sempre opte por produtos não abrasivos, como detergente neutro, água e vinagre.