Veja 3 dicas de como substituir frituras no seu cardápio!

Sabemos que o acréscimo de gordura é uma ótima estratégia para deixar a comida mais saborosa e atrativa aos olhos. No en...

Sabemos que o acréscimo de gordura é uma ótima estratégia para deixar a comida mais saborosa e atrativa aos olhos. No entanto, essa prática deve ser moderada para que não prejudique a saúde de ninguém. Você tem ideia de como substituir frituras convencionais por opções leves?

Mudanças na forma de preparo e nos ingredientes utilizados podem fazer toda a diferença. Então, se o seu objetivo é deixar as refeições em família mais saudáveis, procure fazer substituições inteligentes. Veja as nossas 3 dicas para começar essa transformação!

1. Adaptar as receitas para o forno

Um alimento frito absorve bastante gordura enquanto permanece na panela. Essa absorção aumenta quando o produto tem muita água em sua composição, como é o caso de peixes e alguns legumes. Então, o que fazer para reduzir o consumo de banha ou de óleos vegetais?

A saída é fazer adaptações para que a receita seja finalizada no forno. Felizmente, diversos pratos podem ser preparados com pouca ou nenhuma gordura. Pastéis, carnes e bolinhos são bons exemplos. Se for um vegetal com maior espessura, como a batata canoa, dá para cozinhar em água antes de assar.

Quem tem fogão com grill no forno ainda consegue tostar ou dourar os alimentos contidos no topo da forma ou travessa. É um diferencial e tanto para valorizar as receitas que levam queijos, por exemplo.

2. Utilizar gorduras mais saudáveis

Restrições exageradas não fazem bem a ninguém. Ou vai dizer que compensa ficar sempre contendo a vontade por um produto mais calórico? O segredo é manter o equilíbrio boa parte do tempo e, de vez em quando, desfrutar da sua fritura favorita.

Momentos especiais, como aniversários e outros eventos, costumam pedir preparos diferenciados com quitutes fritos. E uma forma de diminuir a absorção do óleo é envolver os alimentos em papel toalha antes de servir.

Além de aprender como substituir frituras, você também deve considerar a troca das gorduras que fazem mal à saúde. Ou seja, em vez de mergulhar os produtos no famoso óleo de milho ou de soja, por exemplo, busque alternativas.

Azeite de oliva, óleo de coco ou a própria manteiga são ótimos substitutos porque oferecem vitaminas e minerais importantes para uma alimentação saudável. Assim, quando quiser um prato que envolva fritura, priorize esses ingredientes.

3. Investir em preparos grelhados

Assim como as receitas de forno, os pratos grelhados são excelentes opções para manter uma dieta equilibrada. Você pode apostar tanto na grelha tradicional, apoiada sobre uma fonte de fogo com lenha ou carvão, quanto em acessórios próprios para o fogão.

Já existem grelhas móveis que podem ser apoiadas na boca de um cooktop. Pequenas e versáteis, representam boas escolhas para incluir em sua lista de utensílios de cozinha. Também dá para grelhar os alimentos em uma frigideira ou panela se você pincelá-los com um pouco de azeite.

Carnes e embutidos têm a vantagem de conter bastante gordura, que vai sendo liberada durante o processo de aquecimento. Por conta disso, não precisam de óleo ou manteiga para que fiquem com um aspecto dourado e brilhante.

Gostou de aprender como substituir frituras de diversas formas? Lembre-se de que parte do sabor vai depender dos tipos de temperose técnicas aplicadas no preparo. Então, capriche no planejamento das receitas e faça cada etapa com amor.

Se curtiu as dicas do artigo, compartilhe-o nas redes sociais para ajudar mais pessoas!

Continue explorando

Compartilhe

Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial