Conheça a história da marca que mais entende sobre o mundo dos fogões
- Tempo de leitura: 7 minutos
- Publicação: 09/10/2024
Como fazer os alimentos durarem mais com 5 dicas
Afinal, como fazer os alimentos durarem mais? É comum que você já tenha passado pelo perrengue de ver uma fruta, legume ...
Afinal, como fazer os alimentos durarem mais? É comum que você já tenha passado pelo perrengue de ver uma fruta, legume ou verdura amadurecer rápido demais, ou até mesmo estragar, poucos dias após a feira. Infelizmente, isso é desperdício de dinheiro e a meta é fazer os alimentos renderem sem ter que jogar nada fora.
Inclusive, manter a feira bem conservada não só ajuda nos custos, como também auxilia na manutenção de uma dieta saudável, recomendada pela OMS, com o consumo de frutas e verduras. Isso também evita o risco de consumo de alimento estragado.
Para te ajudar, reunimos dicas simples e rápidas, muito além de cultivar uma horta na cozinha, incluindo alguns truques e recomendações que fazem a diferença. Confira!
5 dicas de como fazer os alimentos durarem mais
É normal ter dúvidas sobre como fazer a feira durar mais, mas essas dicas abaixo vão te salvar na cozinha. Dá só uma olhada:
Como escolher os legumes, verduras e frutas?
O primeiro processo de armazenamento começa lá na feira e saber escolher os alimentos, bem como qual o ponto de maduro ou verde, vai auxiliar no rendimento da feira.
Sabemos que cada alimento tem sua característica: abacate, tomate, maçã e manga, por exemplo, não mudam de cor. Aqui o segredo é apertá-los para avaliar o nível de amadurecimento – quanto mais durinhos, menos maduros.
Bananas muito escuras costumam ser deixadas de lado, quando na verdade isso é sinal de amadurecimento. Então, se o consumo dela for imediato, não tem problema! Já aquelas que estão com a raíz mofada ou liberando líquido, devem ser evitadas.
Se tiver dúvidas, peça ajuda ao feirante.
Como higienizar os alimentos de maneira correta
Água gelada é o essencial para lavar os vegetais. Mas, se preferir uma limpeza mais pesada, deixe-os de morno por dez minutos em uma bacia com água e hipoclorito de sódio. Para isso, basta colocar uma colher de sopa de cloro para cada um litro de água. Um higienizador desinfetante de alimentos também é indicado para a limpeza.
Em seguida, seque os vegetais com um pano limpo ou use uma centrífuga de alimentos.
Evite o detergente, até mesmo o neutro – ele não foi feito para isso e não é o ideal.
Saiba mais! Clique aqui e veja outras dicas de como higienizar alimentos!
Pode guardar a feira na geladeira? A resposta é: Sim!
Existe um certo receio em guardar alguns alimentos diretamente na geladeira, mas aqueles que são sensíveis ao calor, como o tomate, banana, mamão, cenoura, uva, entre outros, sobrevivem por maior tempo em ambientes frios.
Porém, aqui é interessante fracionar o que irá para a geladeira e o que fica de fora dela. Como assim? Bom, faça um rodízio dos alimentos!
- Legumes: os mais maduros ficam no congelador e os menos maduros devem ser armazenados fora dele, além de já ter um consumo previsto.
- Frutas: uma parte fica reservada para a geladeira e outra parte lá na fruteira. Um truque é separar quantidades diárias durante à noite, antes de dormir. Outra dica são as frutas consumidas no estilo petisco, como a uva e o morango – grandes porções sem consumo imediato podem ir ao congelador.
Mas atenção: batata, cebola, melão e abacaxi são exemplos de alimentos mais resistentes ao calor e que não precisam da geladeira de imediato. Observe o amadurecimento de cada um e opte pela geladeira quando necessário.
Apesar do congelador ser visto como um vilão que leva a perda de nutrientes, não há problemas em armazenar frutas e legumes no freezer, desde que eles não fiquem lá por muito tempo e sejam devidamente guardados. Veja detalhes na próxima dica.
Separe um alimento do outro
Misturar tudo em uma só gaveta da geladeira ou dentro do congelador faz com que um alimento acelere o amadurecimento do outro. Então, opte por potes organizadores de vidro. Além de evitar o desperdício, ainda deixa tudo mais prático.
Embalagens a vácuo ou pequenas caixas de papelão também são uma opção. E, para mais praticidade e controle, segue essa dica valiosa: invista em adesivos com a data de armazenamento de cada alimento!
Como fazer os alimentos durarem mais e guardar temperos?
O armazenamento de temperos é bem simples. Para fazer o alho, alho-poró, vagem e cebolinha durarem mais, você pode triturá-los, colocá-los em um pote com um fio de óleo ou azeite e guardá-los no congelador.
Outros tipos de temperos secos podem ser colocados em potes fora da geladeira.
Dicas extras de como fazer os alimentos durarem mais
Agora que você já sabe como fazer os alimentos durarem mais, aproveite para aprender mais alguns truques e segredos na cozinha e mantenha a qualidade dos alimentos em casa:
- Banana, maçã e tomates: guarde-os longe dos demais, pois eles são os principais responsáveis pelo amadurecimento dos outros alimentos.
- Faça suco da fruta: laranja, abacaxi e maracujá geralmente são aproveitados como sucos. Que tal armazená-los em cubinhos de gelo?
- Caldo de legumes: assim como o suco de fruta, você pode aproveitar os legumes enquanto caldo. Basta fazer e congelar.
- Recupere folhas murchas: misture água gelada com duas colheres de vinagre e deixe as folhas murchas dentro da mistura por quinze minutos. Seque-os colocando em um pote com pano no fundo. Essa pequena atitude recupera a crocância da folha!
Essas dicas valiosas salvam a sua feira e trazem muito mais economia, além de proporcionar uma alimentação mais saudável – mesmo com a correria do dia a dia.
Fique por dentro de mais dicas na cozinha, siga a Atlas Eletrodomésticos no Instagram e tenha acesso a mais informações práticas, além de receitas e tudo sobre cozinha!